sábado, 6 de agosto de 2011

O PAC NA “RODA DOS EXPOSTOS”


No Brasil, o abandono de bebês é um costume antigo, já existiam na era colonial, quando era comum encontrar bebês largados pelas ruas, esquinas, becos, portas de casas, beira de rios, mangues, e até no lixo. Os recém nascidos abandonados pelos logradouros corriam o risco de serem devoradas por cães e porcos que circulavam pela cidade.
O abandono de bebês muitas vezes ocorria para preservar a honra de moças de família e pela falta de recursos para criar mais um filho. Bebês que nasciam com algum tipo de deficiência eram mais freqüentemente abandonados.
Para tentar preservar a vida dos bebês a sociedade da época inventou a Roda dos Expostos, locais em igrejas ou órgãos públicos, onde os bebês recém-nascidos rejeitadas eram deixados para serem cuidadas por religiosos ou pessoas da comunidade. Era uma caixa de madeira com uma gaveta ou cilindro giratório, com abertura dupla, para o interior e exterior do local de desova. A ultima roda brasileira que se tem noticia foi a da Santa Casa de São Paulo, extinta em 1951.
A Presidenta Dilma (PT) era chamada pelo Lula (PT) como a mãe do PAC, e com esse slogan ele incutiu na mente do povo que ela tinha condição de cuidar bem dos brasileiros, como uma verdadeira mãe. Agora passado sete meses da sua posse os números mostram que a mamãe não está cuidando muito bem da sua cria. Os investimentos do PAC estão totalmente paralisados, as obras emperradas, as que continuaram estão sob suspeita de superfaturamento, principalmente as ligas ao Ministério do Transporte, onde reina absoluto o Deputado Valdemar da Costa Neto (PR).
O amor materno é considerado o maior entre todos os amores do mundo. Quais seriam os motivos que leva uma mãe a abandonar seu bebê. Eu tento defender com unhas e dentes o ser humano, este ser criado por Deus a sua imagem e semelhança.
Nada pode justificar esse ato criminoso, por maior que seja a dificuldade não se pode admitir que uma mãe abandone seu bebê em qualquer lugar ao sabor do destino que nem sempre providência um anjo para salvar aquela vida inocente da morte.
A cada dia, duas crianças são abandonadas em São Paulo, segundo a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social. Faz muito tempo que a roda dos expostos foi extinta. Mas ultimamente vendo a quantidade de crianças abandonadas em lixeiras e ruas, eu pergunto: Não seria mais humano que as Rodas voltassem a existir?
Essas mães desnaturadas não mais abandonariam as suas crias aos lobos das ruas e do Congresso, a Presidenta Dilma (PT) em vez de abandonar, poderia desovar sua cria (o PAC) na roda e deixar uma mãe de verdade, mais comprometida e competente cuidar de sua cria.

SILVIO BONFIGLIOLI
s.bonfiglioli@hotmail

Nenhum comentário:

Postar um comentário