sábado, 24 de março de 2012

FIDELIDADE


Se observarmos a natureza, percebemos que existem vários seres vivos que são fieis, mesmo sem nunca ter dado a sua palavra diante de um altar ou mesmo empenhando seu fio do bigode.
Na minha infância cheguei a ajudar meu pai na criação de pombos, e aprendi que a fêmea sempre botava dois ovos, que geravam um casal de “borrachudos” (pombinhos). Se tudo corre-se bem eles cresceriam juntos, e permaneceriam juntos por toda suas vidas.
Nos somos os únicos seres vivos racionais do planeta, portanto os únicos que conseguem estabelecer regras e editar leis coercitivas que tentam impedir que alguns façam o que mais gostam de fazer – “Roubar, matar, mentir e trair”.
Já dizia um velho poeta de Ubajara: “Água de morro abaixo, fogo de morro acima e mulher quando quer dar, ninguém segura”. É muito comum as pessoas afirmarem que os homens traem mais que as mulheres, mas se esquecem que o homem na acepção da palavra, com “H”maiúsculo, só se relaciona com o sexo oposto, portanto só trai com outra mulher, o que equilibra a estatística. Será que já não podemos afirmar que neste século, as mulheres já são tão infiéis quanto os homens? Afinal elas estão lutando pela igualdade há muito tempo.
Todo comportamento humano recebe influencia de fatores externos, tais como: Educação, dogmas, exemplos dos pais, amizades, etc. Estes fatores e mais alguns da mesma relevância, irão formar o caráter do individuo, é este caráter que vai determinar o seu comportamento perante a sociedade. Vai dimensionar, por exemplo, o tamanho do seu Ego. “Uma formiga egocêntrica, tenta convencer os seus pares que é um elefante”.
A fidelidade é um dos fatores mais relevante em um relacionamento. Quando se fala em fidelidade e traição logo pensamos em um casal, nestes tempos modernos, em qualquer tipo de casal. Mas existem vários outros tipos de relacionamento na sociedade, por exemplo: Relacionamento profissional, familiar, político, comercial, e por ai vai.
Seja qual for o tipo, ele sempre será de “mão dupla”, ou seja, nada perdura se as partes, ou uma delas, não cumprirem com os compromissos assumidos.
“O combinado não é caro!” Quem não paga as promessas, quem quebra a palavra, quem não honra o fio do bigode empenhado, quem pratica a infidelidade, é estigmatizado como uma pessoa sem palavra e até como um grande traidor.
Neste ano eleitoral as diferenças e principalmente as divergências ficam mais escancaradas. Todas as infidelidades ocorridas no passado são lembradas por ambas as partes, que tem suas próprias versões para os fatos.
A política, dizem alguns filósofos, “é a arte de engolir sapo”, portanto quem tiver a garganta maior, e conseguir superar e engolir as magoas passadas, e compor com seus algozes, tem mais chance de alcançar o seu objetivo, principalmente se pertencer a um grupo coeso, sem egocêntricos chantagistas e traidores.

2 comentários:

  1. Brilhante texto! Com tantos casos de corrupção plpocando diariamente,estou desiludda.Sou filiada a um partido que esta mais perdido que eu.Estou fechada para balanço até concatenar "as ideias" que um dia foram ideais..Abraços,Sueli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Sueli, realmente a maioria dos partidos politicos no Brasil não acompanham suas ideologias e se transformaram em balcão de negocios.

      Excluir